Ações da VW em forte queda na Bolsa após escândalo nos EUA A empresa foi acusada nos Estados Unidos de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera através de um 'software' incorporado no veículo.

  • Volkswagen deixa de vender carros a diesel

    Volkswagen deixa de vender carros a diesel


    A empresa foi acusada nos Estados Unidos de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera através de um 'software' incorporado no veículo.
    21/09/2015 - 12:00

    Volkswagen deixa de vender carros a diesel

    por LusaHoje
    Volkswagen deixa de vender carros a diesel
    Fotografia © EPA/JULIAN STRATENSCHULTE
    A empresa foi acusada nos Estados Unidos de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera através de um 'software' incorporado no veículo.
    A Volkswagen, maior fabricante automobilístico do mundo, vai deixar de vender carros com o motor diesel TDI de quatro cilindros nos Estados Unidos, tanto novos como usados, depois de ter sido acusada de manipular as emissões, anunciou a empresa.
    As ações da Volkswagen estão em queda abrupta na bolsa de Frankfurt, a cair 19,6% para os 130,60 euros, a maior descida nos últimos sete anos.
    A Volkswagen iniciou uma investigação interna depois de a Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos ter acusado a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera através de um 'software' incorporado no veículo.
    No entanto, a Volkswagen não especificou quantos modelos estarão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem este motor são, por exemplo, o Golf, Jetta, Beetle da Volkswagen e o Audi A3.
    O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, lamentou no domingo ter "quebrado a confiança" dos seus clientes e do público em geral depois das acusações das autoridades norte-americanas.
    O presidente da empresa disse estar "profundamente arrependido" por ter quebrado a confiança do público, sendo que a marca suspendeu as vendas dos modelos de carros envolvidos, que eram uma pedra angular dos esforços de Winterkorn para recuperar mercado nos Estados Unidos.
    Segundo a legislação norte-americana, a multa para este tipo de infrações pode chegar aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros ao câmbio de hoje), não estando de parte uma ação criminal. É que, segundo a EPA, durante a condução normal dos carros, o 'software' - conhecido como um "dispositivo manipulador" - iria poluir dez vezes a 40 vezes os limites legais.
    A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano passava por vender carros a gasóleo com motores poderosos e poucas emissões, uma forma de ganhar quota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10% para 366.970 unidades.
    Já na quinta-feira, as autoridades norte-americanas aplicaram uma multa de 900 milhões de dólares (795 milhões de euros) à General Motors relativamente a um defeito no sistema de ignição que afetou 2,6 milhões de carros e causou 124 mortes.
    copiado  http://www.dn.pt

    Ações da VW em forte queda na Bolsa após escândalo nos EUA



    As ações do grupo alemão Volskwagen operavam em forte queda de mais de 20% na Bolsa de Frankfurt
    As ações do grupo alemão Volskwagen operavam em forte queda de mais de 20% na Bolsa de Frankfurt nesta segunda-feira, depois da revelação na sexta-feira de que a empresa falsificava os dados sobre as emissões poluentes de vários modelos de veículos nos Estados Unidos.
    Às 9H00 GMT (6H00 de Brasília), as ações da Volkswagen eram negociadas a 126,35 euros, uma baixa de 22,20% em relação ao fechamento de sexta-feira.
    As autoridades americanas revelaram que a montadora alemã teria dotado 482.000 veículos com um sofisticado software capaz de detectar automaticamente o momento em que eram submetidos ao teste oficial das normas ambientais.
    O programa espião ativava então um mecanismo interno que limitava a emissão de gases poluentes e permitia ao veículo a aprovação no controle sem problemas, assim como a obtenção de certificado de conduta ecológica.
    Mas uma vez finalizado o teste, o mecanismo era desativado e o veículo liberava na atmosfera gases poluentes adicionais, sobretudo dióxido de nitrogênio, ou NOx, relacionado a graves doenças respiratórias como a asma.
    O escândalo abala a boa imagem do grupo alemão e pode resultar em multas pesadas, que poderiam alcançar 18 bilhões de dólares.
    O presidente de Volkswagen, Martin Winterkorn, pediu desculpas no domingo.
    "Pessoalmente e profundamente lamento muito que tenhamos quebrado a confiança de nossos clientes e do público", declarou o presidente, que prometeu cooperar com as autoridades na investigação.

     copiado  http://www.afp.com/pt/

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