-
21/09/2015 - 13:50
Cinco regiões da Bolívia rejeitam autonomia e oposição vê derrota de Morales
AFP / Aizar Raldes
Seção eleitoral em La Paz
Com participação de entre 60% e 70% dos eleitores, os departamentos que votaram sobre os estatutos de autonomia foram La Paz, Potosí (sul), Chuquisaca (sudeste), Oruro (oeste) e Cochabamba (centro).
Os estatutos são um mecanismo para que as regiões tenham mais autonomia administrativa a respeito do Poder Executivo, mas a elaboração das normas foram pouco divulgadas.
De acordo com a apuração parcial, o 'Não' vence em La Paz com 70,4% dos votos, contra 29,6% do 'Sim'.
Em Cochabamba a rejeição era de 71,7%, contra 28,3% de apoio. Em Chuquisaca o 'Não' tinha 75,1%, enquanto Potosí registrou o maior índice de rejeição, 92,6%.
Em Oruro o 'Não' registrava 76,5% dos votos.
Quase 3,8 milhões de pessoas deveriam comparecer às urnas, já que a votação era obrigatória.
A oposição considerou a rejeição aos estatutos uma resposta à falta de consenso na elaboração dos textos, assim como uma mensagem de repúdio à tentativa de reeleição do presidente Morales para um novo período (2020-2025), pois ele foi o grande defensor do 'Sim'.
Morales chegou ao poder em 2006, iniciou um segundo mandato em 2010 e o terceiro em 2015, com duração até 2020. O Tribunal Constitucional decidiu em 2013 que o primeiro mandato não deveria ser considerado porque a gestão aconteceu sob a antiga Carta Magna.
A atual Constituição, que entrou em vigor em 2009, permite apenas um mandato e uma reeleição consecutiva. Mas o governo acaba de apresentar um projeto de reforma para possibilitar um novo mandato de Morales de cinco anos, desde 2020 a 2025.
A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Congresso, que depois deve convocar um referendo.
copiado http://www.afp.com/pt/
Cinco regiões da Bolívia rejeitam autonomia e oposição vê derrota de Morales
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres
Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...
-
更新时 秘鲁主要金矿开采区数千名矿工举行示威,抗议当局实施严厉措施,打击非法采矿。 根据政府实施的新规定,非法采矿...
-
Aqui no Não Curto você pode ver todos os programas da Rede Globo ao vivo e online. De segunda a segunda a programação completa da emissor...
-
Delação de Léo Pinheiro, da OAS, envolve Aécio e Geddel A delação premiada de um dos principais investigados na Lava Jato, o execu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário