-
24/02/2016 - 20:00
Fifa reduz de oito para seis anos as suspensões de Blatter e Platini
AFP / MICHAEL BUHOLZER
(Arquivo) Os dirigentes Joseph Blatter (E) e Michel Platini apertam as mãos após a reeleição de Platini para a presidência da Fifa, em Zurique, no dia 29 de maio de 2015
Blatter, presidente demissionário da Fifa, e Platini, presidente da Uefa, haviam sido suspensos por oito anos de toda atividade ligada ao futebol no dia 21 de dezembro.
"A comissão de apelação confirmou parcialmente a decisão da comissão de ética à respeito de Joseph Blatter e Michel Platini, cuja suspensão foi reduzida de oito para seis anos", explicou a Fifa num comunicado.
Os dois cartolas foram punidos por conta de um pagamento suspeito de 1,8 milhões que o ex-craque francês recebeu do suíço em 2011, por um trabalho de consultoria encerrado em 2002, sem que seja comprovada existência de um contrato entre ambas as partes, que alegam ter acertado "um contrato oral".
A comissão rejeitou o recurso dos dirigentes, que considerou culpados de infringir quatro artigos do código de ética, o 13 (regras gerais de conduta), o 15 (lealdade), o 19 (conflito de interesses) e o 20 (aceitar presentes ou outros benefícios).
As provas apresentadas, porém, "não permitiram mostrar que (Blatter e Platini) são culpados de corrupção".
Por isso, a comissão de apelação rejeitou outro recurso, da câmara de investigação da Fifa, que julga a sanção branda demais, e tinha pedido o banimento para sempre do esporte.
A redução de pena foi motivada "pelas atividades e serviços prestados à Fifa nos últimos anos.
A decisão desta quarta-feira, porém, não muda muita coisa para os dois cartolas, e fontes próximas à Platini já anunciaram à AFP que o francês vai recorrer diante do Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para tentar ser totalmente inocentado.
Blatter, que completará 80 anos em março, já tinha desistido de comandar o futebol mundial, ao colocar o mandato à disposição apenas quatro dias antes da última reeleição, em maio do ano passado, por conta da pressão enfrentada pelo mega-escândalo de corrupção que abala a entidade.
No caso de Platini redução de pena pode até dar uma margem para o ex-craque de 60 anos voltar à ativa, mas de qualquer forma o francês já tinha desistido da candidatura à sucessão de Blatter, na eleição marcada para esta sexta-feira.
copiado http://www.afp.com/pt/
Fifa reduz de oito para seis anos as suspensões de Blatter e Platini
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres
Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...
-
更新时 秘鲁主要金矿开采区数千名矿工举行示威,抗议当局实施严厉措施,打击非法采矿。 根据政府实施的新规定,非法采矿...
-
Aqui no Não Curto você pode ver todos os programas da Rede Globo ao vivo e online. De segunda a segunda a programação completa da emissor...
-
Delação de Léo Pinheiro, da OAS, envolve Aécio e Geddel A delação premiada de um dos principais investigados na Lava Jato, o execu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário