Obama vai tirar quase 20 prisioneiros de Guantánamo antes de deixar a Casa Branca
Serão levados para Itália, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos
Branca
Branca
Barack Obama não vai conseguir fechar Guantánamo, como prometera
| REUTERS/Carlos Barria
Serão levados para Itália, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos
A
administração norte-americana está a preparar a transferência de cerca
de 20 prisioneiros da prisão militar de Guantánamo, que Barack Obama não
conseguirá encerrar antes de deixar a Casa Branca em janeiro, informou
hoje a imprensa norte-americana.
Segundo
o diário The New York Times, a Casa Branca informou o Congresso que
pretende transferir 17 a 18 detidos que serão levados para Itália, Omã,
Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
Atualmente,
59 presos permanecem na prisão militar norte-americana de Guantánamo,
localizada no sul da ilha de Cuba e que foi criada após os atentados de
11 de setembro de 2001 para acolher suspeitos de terrorismo.
"São bem-vindas, estas transferências continuam a ser insuficientes", reagiu Naureen Shah, da Amnistia Internacional.
"Estamos
à espera de decisões corajosas por parte do Presidente Obama para
encerrar o campo de detenção (...). Não podemos deixar o dossiê para
Trump", acrescentou a representante daquela organização internacional.
Durante
a campanha presidencial, Donald Trump (que tomará posse a 20 de
janeiro) manifestou vontade de manter aberta a prisão militar e
"ocupá-la com criminosos", mas nunca apresentou um projeto detalhado.
O
encerramento de Guantánamo foi uma das promessas da campanha
presidencial de Obama e da sua administração, desde que chegou ao poder
em 2009, mas o processo de esvaziamento da prisão militar foi marcado
por várias perturbações.
A oposição do
Congresso norte-americano e a relutância dos países em acolherem
suspeitos de terrorismo foram apontados como os principais obstáculos ao
cumprimento da promessa de Obama.
Mesmo
assim, Obama conseguiu reduzir significativamente o número de detidos.
Quando chegou à Casa Branca, a prisão de Guantánamo tinha 242
prisioneiros.
Em fevereiro passado,
Barack Obama apresentou um plano que identificava 13 locais em solo
americano que poderiam acolher os presos de Guantánamo.
Na
mesma altura, o ainda Presidente afirmou que a prisão militar de
Guantánamo manchou a imagem dos Estados Unidos no exterior e enfraqueceu
a segurança nacional.
A prisão, que
recebeu os primeiros detidos há 14 anos (em 2002), chegou a contar com
cerca de 700 prisioneiros e tornou-se sinónimo, a nível mundial, de atos
de tortura, de detenções indefinidas e sem julgamento. Os fatos de
macaco cor de laranja dos detidos é outra imagem associada a Guantánamo.
Barack Obama não vai conseguir fechar Guantánamo, como prometera
| REUTERS/Carlos Barriacopiado http://www.dn.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário