'Psi-Q' reúne jogos e questionários para testar inteligência psicológica Livro que possa interessar


'Psi-Q' reúne jogos e questionários para testar inteligência psicológica

19/02/2017 - 13h50


A psicologia sem dúvidas tem um objetivo ambicioso: desvendar as motivações ocultas por trás de absolutamente tudo que fazemos.
Em "Psi-Q", o professor de psicologia Ben Ambridge revela o que os experimentos conduzidos nas universidades mais prestigiosas do mundo podem dizer sobre nós mesmos.
Divulgação
Livro revela o que os experimentos conduzidos nas universidades mais prestigiosas do mundo podem dizer sobre nós mesmos
Livro revela o que os experimentos conduzidos nas universidades mais prestigiosas do mundo podem dizer
Para apresentar ao leitor os conceitos mais básicos da psicologia, o livro é narrado numa linguagem fácil e divertida. Ou seja, não é necessário se preocupar com definições elaboradas e jargões conhecidos apenas por especialistas.
Com testes interativos e jogos, é possível identificar os traços marcantes da sua própria personalidade, avaliar sua inteligência e descobrir os principais valores morais que determinam o seu comportamento.
Além disso, o autor traz respostas para diversas perguntas. Algumas delas são: escutar Mozart pode deixá-lo mais inteligente? O seu chefe é um psicopata? Por que achamos rostos simétricos mais atraentes? O que seu gosto musical pode revelar sobre sua personalidade?
Ben Ambridge é professor de psicologia da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, onde desenvolve sua pesquisa sobre crianças e letramento. Ele também escreve artigos e elabora testes para o jornal inglês "The Guardian".
Abaixo, confira o prefácio do livro.
*
Tudo é psicologia
Você já ouviu falar de QI, que mede sua inteligência geral. Mas qual é o seu Psi-Q? Quanto sabe e entende sobre as coisas que motivam você? E com que frequência costuma prever com sucesso o comportamento dos outros... ou o seu próprio?
O objetivo deste livro é compartilhar as respostas que a psicologia encontrou para explicar como e por que fazemos as coisas - sem longos detalhes sobre experimentos e teorias mirabolantes. O que você quer saber é o que a psicologia pode lhe ensinar sobre você mesmo e sua vida. E isso nós não vamos lhe contar - vamos mostrar na prática, através de uma série de testes interativos, questionários, quebra-cabeças, jogos e ilusões. Claro que ainda não temos todas as soluções, mas, quando chegar ao final do livro, você não apenas vai conhecer as melhores respostas que a ciência pode oferecer, como também terá descoberto uma nova forma de olhar seus próprios traços psicológicos.
Observe que usei a palavra "ciência". Como pesquisador do campo da psicologia, sou antes de tudo um cientista. O valor dessa disciplina resulta do fato de ela seguir o método científico: formulamos teorias e as testamos, usando os experimentos mais controlados possíveis. Cada estudo que citamos no decorrer deste livro foi extraído de literatura científica revisada por especialistas, e as explicações e conclusões a que chegamos se baseiam na interpretação dos melhores indícios disponíveis atualmente, sem nenhuma ideia extravagante: nada de pseudociência e absolutamente nenhum papo furado. Assim, embora você encontre estudos de vanguarda e obras clássicas, poucos são anteriores à consolidação da psicologia como ciência experimental, na década de 1950.
Mas Psi-Q não se limita a descrever esses estudos. Você vai conhecê-los na prática. Assim, será capaz de avaliar sua personalidade, sua inteligência, seus valores morais e várias outras características de si mesmo. Você vai aprender como a espécie humana pensa, sente, vê e reage. Vai ficar surpreso, encantado, perplexo, satisfeito, frustrado, horrorizado e aturdido ao mesmo tempo. Você vai virar um psicólogo, pedindo a amigos e familiares que realizem os testes para comparar seus resultados com os deles. E, ao final da jornada, espero que tenha começado a ver que tudo é psicologia: não existe nenhum aspecto da experiência humana que não possa ser, de algum modo, investigado com auxílio dos métodos da psicologia experimental.
Quanto ao caminho que vai seguir, cabe a você escolhê-lo. Embora eu tenha tentado agrupar esses estudos segundo uma lógica, mesclando seções de diferentes tipos para manter as coisas animadas, sinta-se livre para lê-los na ordem que preferir. O livro é seu, o cérebro é seu e - o que é mais importante - esta viagem de descoberta é sua. Portanto, levantar âncora: vamos zarpar para sua própria odisseia psicológica.
copiado http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2017/02/1738674-psi-q-reune-jogos-e-questionarios-para-testar-inteligencia-psicologica.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...