Rio Grande do Norte
01/08/2016 14h20
- Atualizado em
01/08/2016 15h21
Ônibus de Natal só vão circular até as 21h, dizem sindicatos
Medida segue até que a segurança no transporte seja restabelecida.
RN vem sofrendo ataques criminosos deste a tarde da sexta-feira (29).
Primeiro ônibus deixou garagem da Santa maria às 5h40 desta segunda (1º) (Foto: Fred Carvalho/G1)
Nesta segunda-feira (1º), os ônibus de Natal
só vão circular até as 21 horas. Depois do horário, a determinação é
para que motoristas retornem com os veículos para as garagens
independentemente de qualquer aparato policial que estiver nas ruas. A
informação foi confirmada pelos sindicatos da categoria.Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município (Seturn), a decisão foi tomada em comum acordo, incluindo a própria Secretaria de Segurança Pública.
No final de semana a capital potiguar ficou mais de 24 horas sem transporte público. Os ônibus foram recolhidos por volta das 15h de sábado (30) após um ataque no terminal de Brasília Teimosa e só retornaram às ruas na manhã desta segunda (1º).
Segundo o Seturn, nove ônibus já foram atacados somente em Natal. Os prejuízos já passam dos R$ 2 milhões. A frota de ônibus na capital potiguar é composta por 712 veículos, que são utilizados diariamente por mais de 700 mil pessoas.
Ataques
Os ataques começaram na tarde de sexta-deira (29) quando um micro-ônibus foi incendiado em Macaíba, na Grande Natal. De lá pra cá, segundo a Secretaria de Segurança Pública, pelo menos 65 atentados já foram registrados em 21 cidades do Rio Grande do Norte. A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária de Parnamirim, na Grande Natal, é apontada pelo governo como motivo dos atentados.
Criminosos
incendiaram três motos e dois carros no anexo da Secretaria Municipal
de Mobilidade Urbana (STTU) (Foto: PM/Divulgação)
PrisõesDesde a tarde da sexta (29), quando o primeiro ataque foi registrado, 60 pessoas foram detidas suspeitas de envolvimento nos atentados. Destes, 41 foram autuados – a maioria por associação criminosa, incêndio ou tentativa de incêndio. Depois de entregues ao sistema prisional, um deles foi liberado em audiência de custódia. Os outros 40 que continuam detidos estão presos preventivamente, ou seja, devem permanecer encarcerados até serem julgados.
João Maria dos Santos de Oliveira, o 'João Mago', é apontado como líder dos ataques (Foto: Governo do RN/Divulgação)
ChefeEntre os presos está João Maria dos Santos de Oliveira, de 32 anos, apontado pelas forças de segurança como um dos chefes de uma facção criminosa que vem agindo no estado. 'João Mago' era considerado foragido desde dezembro do ano passado, quando saiu da Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, com o auxílio de um alvará de soltura falso.
A prisão de João Mago foi feita em um condomínio residencial no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim. Na casa, a polícia apreendeu R$ 302 mil em espécie, tabletes de crack, 68 aparelhos celulares, duas pistolas, um Fiat Punto, um Golf e uma motocicleta Honda.
Reforço federal
O governo do Rio Grande do Norte confirmou o apoio de mil homens do Exército e 200 fuzileiros navais no reforço às forças policiais. A informação foi dada pelo ministro da Defesa Raul Jungmann às 22h deste domingo (31). As tropas federais devem chegar ao estado ainda nesta semana.
copiado http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2
Nenhum comentário:
Postar um comentário