Assembleia Geral 'A guerra na Colômbia acabou’, proclama o presidente na ONU 'A guerra na Colômbia acabou’, proclama o presidente na ONU Juan Manuel Santos celebra o fim do ‘último conflito armado do hemisfério ocidental’

0Assembleia Geral

'A guerra na Colômbia acabou’, proclama o presidente na ONU

Juan Manuel Santos celebra o fim do ‘último conflito armado do hemisfério ocidental’

PUBLICADO EM 22/09/16 - 03h00
Nova York, EUA. O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, compareceu à ONU nessa quarta-feira (22) com um discurso que reflete seu entusiasmo pelo recente acordo de paz com as Farc, e proclamou que “a guerra na Colômbia terminou”. Santos apresentou ao Conselho de Segurança o acordo de paz que coloca fim a 52 anos de guerra. A entrega do documento ocorreu antes de o organismo multilateral iniciar as discussões sobre a violência na Síria.

Na reunião, realizada no âmbito da Assembleia-Geral da ONU, Juan Manuel Santos entregou ao Conselho uma pasta com os detalhes do acordo, que foi recebida com aplausos de pé. Santos, que falou com uma insígnia de uma pomba branca na lapela, utilizou a tribuna da Assembleia Geral para ressaltar as vantagens do acordo de paz que foi negociado durante seis anos. “Venho entregar o resultado de um grande esforço para acabar com o último conflito armado do hemisfério ocidental”, disse Santos.

Em sua fala, o governante colombiano destacou que, graças ao acordo, não foi mais registrado “um só morto, um só ferido, uma só bala disparada, por causa do conflito com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)”.

O presidente do país destacou que seu comparecimento à tribuna de maior projeção internacional ocorria exatamente no Dia Internacional da Paz, que foi celebrado com antecedência pela ONU na semana passada. Ele ainda agradeceu à comunidade internacional pelo apoio às negociações.

Passos. O acordo será assinado na segunda-feira na cidade colombiana de Cartagena das Índias, em um ato que contará com a presença do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon. Além disso, o acordo será submetido a um referendo popular no dia 2 de outubro.

Ban felicitou o governo colombiano “por sua visão e determinação” ao acabar com uma guerra de 52 anos que deixou 260 mil mortos, 45 mil desaparecidos e 6,8 milhões de deslocados. E acrescentou, num momento em que as negociações para fazer uma pausa no sangrento conflito sírio se estancam: “A paz na Colômbia passa uma mensagem muito poderosa ao mundo”.

fApós a nota positiva, os ministros das Relações Exteriores dos 15 países membros do Conselho de Segurança passaram a discutir uma forma para colocar fim ao sangrento conflito na Síria.

 copiado  http://www.otempo.com.br/capa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...