ONU: 20 mil colombianos foram afetados por crise com Venezuela

  • 08/09/2015 - 19:11

    ONU: 20 mil colombianos foram afetados por crise com Venezuela



    Centenas de pessoas protestam na cidade de Cúcuta contra deportações de colombianos na Venezuela
    Vinte mil colombianos foram afetados pela atual crise fronteiriça com a Venezuela, entre os quais se encontram 1.467 deportados e mais de 18.000 que fugiram por medo de serem expulsos, segundo estimativas da ONU divulgadas nesta terça-feira na Colômbia.
    "O número de colombianos deportados da Venezuela, através dos (departamentos fronteiriços de) Norte de Santander, Arauca, La Guajira e Vichada, alcança os 1.467 no dia 7 de setembro", segundo um relatório divulgado pelo Escritório na Colômbia do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
    Além disso, o organismo detalhou que "se calcula que 18.619 pessoas retornaram ao país através destes quatro departamentos" porque se "viram forçadas a retornar por conta própria, pelas condições atuais e pelo medo de serem deportadas", o que daria um total de 20.086 afetados.
    Dos afetados, que em sua maioria chegaram à cidade de Cúcuta, em Norte de Santander, 14.321 foram incluídos no Registro Único de Afetados, oficial, disse a ONU.
    A crise bilateral explodiu em 19 de agosto, quando o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, decretou o fechamento de uma parte da fronteira após um ataque a militares venezuelanos durante uma operação anticontrabando, que o presidente atribuiu a paramilitares colombianos.
    copiado  http://www.afp.com/pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Ao Planalto, deputados criticam proposta de Guedes e veem drible no teto com mudança no Fundeb Governo quer que parte do aumento na participação da União no Fundeb seja destinada à transferência direta de renda para famílias pobres

Para ajudar a educação, Políticos e quem recebe salários altos irão doar 30% do soldo que recebem mensalmente, até o Governo Federal ter f...