Disciplinas não seriam obrigatórias Entidades defendem arte e esporte no ensino médio Carlos Cecconello/Folhapress Educadores prometem pressionar para mudança em projeto do governo

Disciplinas não seriam obrigatórias Entidades defendem arte e esporte no ensino médio Carlos Cecconello/Folhapress Educadores prometem pressionar para mudança em projeto do governo

A decisão do governo federal de retirar a obrigatoriedade das disciplinas de educação física e artes do ensino médio revoltou especialistas e entidades de classe, que prometem fazer pressão contra as mudanças.
É o caso do Confef (Conselho Federal de Educação Física), que promete ir ao Congresso e aos ministérios da Educação, Esporte e Saúde para derrubar a proposta.
"Acabamos de sair de uma década de eventos esportivos, onde ficou comprovada a importância da prática de esportes, e propõem uma medida provisória na contramão disso?", questiona o presidente da entidade, Jorge Steinhilber.
Reforma do ensino médio
"Não é uma questão de corporativismo. Todas as pesquisas confirmam que o exercício físico contribui até para a melhora do conhecimento cognitivo", afirma ele, que questiona quando os alunos vão praticar atividade física se o ensino será integral.
Presidente do Conselho Regional de Educação Física de SP, Nelson Lima Junior cita o artigo 36 da MP pelo qual "os currículos devem considerar a formação integral do aluno". "É um contrassenso."
"Quando a gente pensa na educação física, de imediato pensamos na saúde. Mas tem a formação cultural que o esporte traz: as interações sociais, o respeito à diversidade, o aprendizado de como negociar conflitos", diz o professor da UnB Alexandre Luiz Rezende, doutor em educação física e mestre em educação.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
A medida provisória só cita a obrigatoriedade de educação física e artes no ensino infantil e no fundamental. O governo Temer alega que as disciplinas devem fazer parte da base nacional curricular, ainda em discussão e cujos conteúdos serão obrigatórios.
"O ensino de arte permite um olhar expandido para as coisas. Com a mudança, tira a possibilidade de sensação, os alunos vão se tornar anestesiados", diz a professora da Unesp Kathya Godoy, doutora em educação artística e graduada em educação física.
"Como o jovem, inserido em um contexto que lida com a imagem o tempo inteiro nas redes, vai ter um olhar diferente e não ser um mero consumidor da cultura?", diz Mirian Celeste, professora de Educação, Arte e História da Cultura no Mackenzie.
Ela afirma que a arte tem um caráter interdisciplinar e deveria estar no centro do ensino médio. "Talvez os políticos e gestores não entendam qual é o campo da arte, achem que é o campo da técnica, do desenhar bem. Estamos falando de dimensão maior, do pensamento estético e do entendimento de mundo."
COMO É HOJEO QUE O PLANO PROPÕEVANTAGENSENTRAVES
Carga horária mínima é de 800 horas anuais (ensino parcial)Grade será ampliada gradualmente para 1.400 horas anuais (ensino integral)Há evidências de que a carga expandida melhora o desempenho dos alunosModalidade integral requer um bom projeto pedagógico e gastos maiores
Alunos cursam 13 disciplinas obrigatórias nos três anosSó parte da grade será igual para todos; depois, aluno poderá se aprofundar entre cinco opções: linguagens, matemática, ciências da natureza, humanas e ensino técnicoFlexibilizar a grade dá autonomia e atrai os adolescentesOferta de habilitações pode ser desigual entre escolas e redes
Ensino médio é dividido, em geral, em três anosEscolas poderão adotar sistema de créditos em algumas disciplinasMedida também dá mais liberdade ao estudanteMudança depende de uma organização complexa das redes
Professores têm que ser formados na área e passar por concursoPoderão ser contratados professores sem concurso e apenas com notório saberAção ajuda a suprir demanda de professores na ampliação do ensino técnicoQualidade dos profissionais e do ensino pode diminuir
Educação física e artes eram obrigatórias no ensino infantil e em todo o básicoDisciplinas deixam de ser obrigatórias no ensino médioMudança diminui o número de disciplinas obrigatóriasPrejudica a formação cultural e a saúde dos estudantes
Governo federal tinha programas menores de incentivo ao ensino integralUnião dará aporte financeiro por quatro anos a escola que introduzir ensino integralInvestimento incentiva instituições a aderirem à modalidadeGoverno diz que valor respeitará disponibilidade orçamentária, mas vive momento de cortes
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